domingo, 25 de janeiro de 2009

Mais info sobre o festão do dia 6 de Fevereiro bio + flyer + mapa

Irie famííííília!!! Como é? Jah sabem como vão para o Teatro Sá da Bandeira no dia 6 de Fevereiro festejar o anivesário do Bob? Boleia, táxi, autocarro, helicoptero, avião, bicicleta, as cavalitas... comé? O Bob convidou pa festa de aniversário e não vais? Não pode ser!!!

Então, para facilitar aí a situação, aqui vão as dicas...

O flyer para quem ainda não viu por aí:




O mapa aí para acharem o mítico spot da festa:




Agrandir le plan

Biografia - The Gladiators:

The Gladiators


"Com mais de 40 anos de existência, os The Gladiators são indiscutivelmente uma das melhores e mais duradouras bandas de roots rock reggae. A militancia e os versos líricos de Albert Griffiths, o seu membro fundador, recheados de passagens bíblicas e parábolas, são a imagem de marca de uma banda que resistiu ás várias mudanças de membros conseguindo sempre manter o seu espírito e o seu estilo único e inconfundível.


Nascido na paróquia de St.Elizabeth (meio rural) a 1 de Janeiro de 1946, desde pequeno que Albert ficava fascinado ao ouvir as músicas de igreja. Tendo aprendido os seus primeiros acordes na guitarra com um tio, desenvolveu o seu conhecimento com músicos locais, a quem “pagava” as aulas carregando-lhes os instrumentos.

Em 1960, com 14 anos, muda-se para Trench Town, em Kingston. Após algumas sessões de gravação mal sucedidas, aceita um trabalho como maçom onde conhece Leonard Dillon (fundador dos The Ethopians). Ambos convencem o seu empregador Leebert Robinson a financiar-lhes uma sessão de gravação no Studio One, daí resulta Train to Skaville dos The Ethiopians, e o lado B You Are the Girl, creditado a Al & The Ethiopians, em 1967. Na sequência do sucesso desse single, Albert recruta os amigos de infância David Webber e Errol Grandison, em 1968, formando os The Gladiators.


O nome da banda foi-lhe sugerido por um passageiro num autocarro, com que Albert se cruzou, que acabara de ver o filme Ben Hur, Griffiths achou que a ideia de um homem que lutara contra a Babilónia pela sua liberdade se assemelhava à realidade da Jamaica e decidiu adoptar o nome. A propósito afirmou: “The name Gladiators, it has so much symbol of reality. It is really reality, man. Gladiators is fighter, you know. We always come out a winner no matter how hard the battle is.” Na mesma entrevista Albert revelou que, se tivesse escolhido outro nome, talvez tivesse desistido a dada altura, tantas foram as adversidades com que a banda se debateu, mas que este lhe dera força para ultrapassá-las.


Os The Gladiators começaram por gravar para Clive Chin e Duke Reid, mas foi com Coxone Dodd e o single Hello Carol que conheceram finalmente o sucesso, chegando a nº1 das charts jamaicanas, em 1968. Em 1969 Webber retira-se devido a doença, sendo substituído por Clinton “Basie” Fearon. Ainda nos finais da década de 60, como guitarrista para o Studio One, apoiado por Fearon no baixo, Albert tocou para artistas como Burning Spear e Stranger Cole. Posteriormente, em 1973, é Grandison que deixa a banda por motivos familiares, sendo substituído pouco tempo depois por Gallimore Sutherland.



Na década de 70 destacam-se singles como Freedom Train, Rock a Man Soul, Roots Natty, Bongo Red e Jah Jah Go Before Us, exitos no meio underground jamaicano e inglês. Em 1974, o convite de Vivian "Yabby U" Jackson a Griffiths e Fearon para tocar no seu álbum Jah Vengeance abriu-lhes as portas do estudio de Lee "Scratch" Perry, o Black Ark, onde continuaram a trabalhar durante algum tempo. Em 1976 assinam um contrato com a Virgin Records, donde resultam os álbuns Trenchtown Mix Up (1976), Proverbial Reggae (1978), Naturality e Sweet So Till (1979), e as compilações Vital Selection (1981) e Dreadlocks The Time Is Now (1983).



Na década de 80, quando as bandas de roots já praticamente haviam desaparecido, nomeadamente devido ao impacto devastador que o falecimento de Bob Marley em 1981 teve na industria, os The Gladiators continuaram a gravar excelentes álbums em várias produtoras dos EUA, a única excepção terá sido o álbum Gladiators (1980), produzido por Eddy Grant, com influência mais pop. Em 1988, o álbum In Store for You, conta com a participação dos três filhos de Albert.



A qualidade é mantida na década de 90, os álbuns Valley of Decision (1991) e A True Rastaman (1992) são disso exemplo, isto apesar do abandono de Fearon em 1987, para participar na fundação da banda The Defenders.

Em 2004, Albert continua a preparar a sua sucessão (devido a sofrer de Parkinson), iniciando a sua última tounée em Outubro, onde combina membros antigos da banda com uma nova geração composta por dois filhos seus, Alan Griffiths (voz) e Anthony Griffiths (bateria), além de Earl “Bagga” Walker (baixo) e de Clinton Rufus (guitarra).




O álbum Father and Sons (2005) conta já com a participação dos mais recentes membros. Estes já deram mostras, tanto ao vivo como em estúdio, de que têm todas as condições para assumir a sucessão do legado de tão carismática banda, aliás, a voz de Alan é praticamente indistinguível da do seu pai. Os “Novos” Gladiators já deram concertos na Europa, no Brasil, no Pacifico Sul e na Austrália, quase todos sold out, para um total de mais de 70 mil fãs.


É com grande prazer que a Taking Over Productions anuncia a vinda a Portugal de uma banda que humildemente considera estar à altura do peso da ocasião que a data celebra: o 64º aniversário do nascimento de Robert Nesta Marley."


Por: Miguel Martins (TOP)


Valeu aí mais uma Miguel Martins pela dedicação!


Bio - Freedy Locks:



BIOGRAFIA FREDDY LOCKS


Só mais uma dica família!


O Bob convidou todos os que fazem também aniversário no mesmo dia do que ele, por isso se nasceste no dia 6 de Fevereiro, tráz aí o documento que és convidado especial!!


Jah Works continua!


ONE LOVE




Nenhum comentário:

Postar um comentário