No passado dia 22 de Julho de 2010 foi o aniversário do Tafari Makonnen ou mais conhecido como Ras Tafari, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Jaaaaaaaahh.... Sua Majestade Imperial nasceu há 118 anos.
O Poder da Divina Trindade, Sua Majestade Imperial, Imperador Haile Sellasie, Eleito de Deus, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Judá era um orador talentoso, e alguns dos seus discursos foram considerados entre os mais memoráveis do século XX. Aqui fica um dos mais conhecidos por ter-se transformado numa música de um outro Rei Robert Nesta Marley:
"Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de qualquer nação; enquanto a cor da pele de uma pessoa não for mais importante que a cor dos seus olhos; enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida mas nunca alcançada. E igualmente, enquanto os regimes infelizes e ignóbeis que suprimem os nossos irmãos, em condições subumanas, em Angola, Moçambique e na África do Sul não forem superados e destruídos, enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malícia e os interesses desumanos não forem substituídos pela compreensão, tolerância e boa-vontade, enquanto todos os Africanos não se levantarem e falarem como seres livres, iguais aos olhos de todos os homens como são no Céu, até esse dia, o continente Africano não conhecerá a Paz. Nós, Africanos, iremos lutar, se necessário, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitória do bem sobre o mal." - Haile Selassie em discurso na Liga das Nações em 1963
Nenhum comentário:
Postar um comentário