quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ANTHONY B - QUINTA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO 2008


É isso aí massivo, dia 6 de Novembro, preparem-se!!

A Taking Over Productions volta em peso!

ANTHONY B @ Lisboa, Portugal



Eléctrico e electrizante, espiritual e revolucionário, o Bobo-Ashanti Anthony B. é hoje, a par de Sizzla, a maior referência do reggae new roots/dancehall. Dotado de uma notável consciência social, Anthony devolveu ao reggae a música de intervenção, tão característica das suas origens e tão esquecida na altura em que ele despontou, em meados da década de 90.

Em 15 anos de carreira conta já com 13 álbuns, mais de 1000 singles e aparições em mais de 100 álbuns. Além de ter esgotado salas na Suíça, Áustria, Suécia, Bélgica, França, Itália e Alemanha, Anthony B. tem ainda o mérito de ter levado o reggae a países onde este nunca tinha estado, com espectáculos em Nova Deli (Índia), República Checa, Islândia, Argentina, Venezuela e ilha da Reunião francesa, no Oceano Índico.

Keith Anthony Blair nasceu a 31 de Março de 1976 na rural Clarks Town, em Trelawny, noroeste da Jamaica. A principal referência na sua juventude e aquele que considera o seu mentor é Peter Tosh, também admirava os lendários Bob Marley, Bunny Wailer e Otis Redding assim como a causa de Marcus Garvey.

Oriundo de uma família muito religiosa, Anthony foi cedo imbuído de uma profunda espiritualidade. Como vários artistas reggae, começou por cantar na igreja local. Posteriormente, ainda no liceu, foi toaster num soundsystem local, o Shaggy Hi-Power.

Em 1988, Anthony B. abandona a casa dos pais que não aceitam a sua decisão de se tornar Rasta, muda-se então para casa dos tios na cidade de Portmore, a sudoeste de Kingston. Aí conhece artistas como Determine, Mega Banton, Ricky General, Terror Fabulous e Little Devon, com quem grava o seu primeiro single. É aliás este último que o apresenta a Richard Bell, célebre produtor da label Star Trail, com quem Anthony viria a gravar o seu primeiro álbum. Bell é também o mentor dos Bobo Ashanti/Bobo dreads (ramo do movimento rastafariano a que Anthony pertence) na música reggae.

O seu primeiro single The Living Is Hard data de 1993, mas é apenas em 1996 com o seu álbum de estreia, intitulado Real Revolutionary no Reino Unido e So Many Things nos EU, que Anthony chega ás bocas do mundo, com singles como Fire pon Rome, Rumour e Raid di barn.

O seu Segundo álbum Universal Struggle (1997) conhece igualmente um estrondoso êxito com temas marcantes como Nah vote again, por altura das eleições jamaicanas, Waan Back, que recupera o riddim de Night Nurse de Gregory Issacs, ou Marley Memories, homenagem ao Rei.

Desde então Anthony B. lançou uma série de álbuns de entre os quais se destacam: Seven Seals (1999); That's Life (2001), com o cover do tema Equal Rights, de Peter Tosh; Street Knowledge (2003) com o tema Police e Two Sevens Clash, onde faz um dueto com Joseph Hill, vocalista dos Culture; Untouchable (2004) com a colaboração de artistas como Wyclef Jean, Snoop Dogg e Bone Crusher; Black Star & My Hope (2005) e Suffering Man (2006). Anthony trabalhou ainda com Sizzla, Luciano, Akon, R. Kelly, Martina e os Toots & The Maytals.

Anthony vem a Lisboa apresentar o seu novo álbum Life Over Death, álbum lançado online que revela toda a sua evolução e versatilidade, assim como a sua crescente influência na industria musical jamaicana. A Taking Over Productions agradece o privilégio de poder apresentar este artista de eleição, cuja alucinante presença cénica garante mais que um concerto...um grande espectáculo!

Por: Miguel Martins (TOP)

6 comentários:

  1. Bem escolhido!! cuidado que ha alborosie no dia 8 também em lisboa mas também não é disso que depende um concerto depende é do espirito com qual se trablha!! abraços people keep it up.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:55

    Vai ser onde, a que horas e quanto é? Gracias!

    ResponderExcluir
  3. Ya a data nao é a melhor mas a iniciativa é boa =)

    já agora, tentei trazer Warrior King e Queen Ifrica a Lisboa! =)

    BLESS!

    ResponderExcluir
  4. *não é tentei... é tentem

    =D

    ResponderExcluir
  5. kotobe1@gmail.com
    kotobemaningue@hotmail.com
    esse é o meu email, falei contigo acerca da cena do email lembras-te de mim? fiz a reportagem do portal do reggae no concerto de Antony B e falamos juntos na cena dos Mighty Crown, remenber?
    Depois de receberes os emails apaga amensagem please que é para não passar por people indesejável. abaraços brothers,
    Snake Natty Rebel

    ResponderExcluir